quarta-feira, 19 de março de 2008

Quis ut Deus? Quem como Deus?

Afirma a doutrina Católica que :

«...há um [só] Deus verdadeiro e vivo, Criador e Senhor do céu e da terra, omnipotente, eterno, imenso, incompreensível, infinito em intelecto, vontade e toda a perfeição; o qual, sendo uma substância espiritual una e singular, inteiramente simples e incomunicável, é real e essencialmente distinto do mundo, sumamente feliz em si e por si mesmo, e está inefavelmente acima de tudo o que existe ou fora dele se possa conceber [cân. 1-4]. Dz 1782, Concilio Vaticano I

«...Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua "virtude omnipotente", não para adquirir nova felicidade ou para aumentá-la, mas a fim de manifestar a sua perfeição pelos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade plenamente livre, "criou simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal, ou seja, os anjos e o mundo; e em seguida a humana, constituída de espírito e corpo" [IV Concílio de Latrão]...» Denzinguer 1783, Concilio Vaticano I

«...Tudo o que Deus criou, conserva-o e governa-o com sua providência, atingindo fortemente desde uma extremidade a outra, e dispondo de todas as coisas com suavidade [cf. Sab 8,1]. Pois tudo está nu e descoberto aos seus olhos [Heb 4,13], mesmo os atos dependentes da ação livre das criaturas...» Denzinguer 1784, Concilio Vaticano I

Deus é uma realidade assombrosa...Ele é o Ser Supremo, Aquele que é, O Eterno! Quando entramos no mistério de Deus, as nossas línguas emudecem...Quem como Deus? Vivemos mergulhados em Deus, como o peixe no mar... " Pois nele vivemos, nos movemos e existimos " Act 17,28. Deus é Imenso, está em todo o lado...Que assombroso mistério! Vivemos e respiramos mergulhados em Deus...E nem sequer pensamos nisso. A conservação do nosso ser é um contínuo milagre...Até para pecar, precisamos de Deus! Que loucura! Deus criou-nos por puro amor, por amor inteiramente gratuito e em troca desse amor só recebe escárnios, ingratidões, ofensas...O Coração de Deus crucificado!!!

Verdadeiramente somos filhos de Sangue; Sangue de um Deus, feito homem: Jesus Cristo. Fomos concebidos no meio de dor, lágrimas, sangue e pó. Quanto custamos a Deus?

Hoje, Sexta Feira santa, Deus encarnado e o Homem atingiram o infinito: Deus ascendeu até à imolação de si mesmo, na sua natureza humana, por amor ao Homem. O Homem desceu até à suprema ingratidão de crucificar o seu Deus, razão do seu ser. Oh suprema loucura de Amor de um Deus e infeliz loucura do Homem : Crucificou o seu Deus.

"Ó vós todos, que passais pelo caminho: olhai e julgai se existe dor igual à dor que me atormenta...". (Lm 1,12)

Para expiar o nosso pecado - sim, o meu e o teu! - O Verbo Encarnado de Deus desce ao Inferno para que nós possamos subir ao Céu! Quis ut deus? Quem como Deus?

Perante este mistério de dor e amor, ao homem de boa vontade só lhe resta dizer :
- " Jesus, lembra-te de mim!" (Lc 23,42) E gritar-lhe «..."Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23,46).

Hoje, no dia da vergonha do Homem e da Misericórdia infinita de Deus, uno-me à voz de todos os pecadores, por quem o Verbo de Deus se imolou e digo: - "Jesus, à tua Piedade infinita, entrego a minha alma. Tem piedade de mim pecador. "

Nenhum comentário: