quinta-feira, 5 de junho de 2008

Será o Homem uma criatura Iludida?

Todo o homem sente uma forte aspiração à imortalidade; a morte repugna-lhe, ele não desejaria morrer...Repugnância que não se encontra nos seres inferiores a ele; e porquê? Porque ele não foi criado assim; porque na origem, ele teve a plenitude da vida. A morte não passa da consequência da sua rebelião contra Deus . A alma do homem em estado de Graça compreende e crê, intuição que se transforma em Fé; Fé que dissipa todo o medo e terror, dos que obscurecidos pela concepção materialista da vida, não vêem para além da tumba senão o temível abismo do nada!

O homem aspira à felicidade, e esse desejo de felicidade é nele vivo e penetrante; procura-a por toda a parte, de tal modo que a experiência de todas as gerações que o precederam não basta para o convencer de que não pode encontrar na terra a felicidade para a qual foi criado. É em vão que os homens a procuram na terra, porque o homem foi criado para uma felicidade que nenhuma coisa terrena lhe pode dar, porque é duma felicidade do céu, é duma felicidade eterna, que ele sente o desejo. A verdadeira vocação de todo o homem é a vocação à felicidade.

O homem aspira à paz, sente necessidade da paz; necessidade que não pode satisfazer na terra, porque a paz de que ele tem necessidade só lhe pode vir de Deus, porque nenhuma coisa inferior a ele lhe pode fornecer dom tão superior. Já dizia sto Agostinho « a Paz é a tranquilidade na ordem». Mas para existir paz, deve existir ordem...Sem ordem não existe justiça nem paz. E para existir ordem deverá existir desigualdade, pois não se ordenam coisas iguais.

É então o homem, uma criatura iludida? Existe a sede, e não existe a água? Ao contrário dos seres inferiores que o rodeiam, tem aspirações, desejos e necessidades que não pode nem satisfazer nem realizar?

A resposta é não! Isso seria uma dedução errada porque iria contra o recto uso da razão.

Então se nos apercebemos que todos os homens têm aspirações de imortalidade, de felicidade, de paz...Também nos apercebemos que essas realidades nada têm a ver com o mundo material em que o homem vive; é por isso que essas realidades não podem ser produzidas por esse mundo...Logo levanta-se a questão : - Qual é a origem dessas aspirações? Como é que realidades materiais, podem ter aspirações todas elas espirituais?

Sabemos que de uma coisa inferior não pode vir outra de natureza superior ou diferente.

Então quem pode e quer fazer o homem feliz? A resposta é Deus, aquele que é Uno em natureza e trino em pessoas : Pai, Filho e Espírito Santo, O Eterno e Omnipotente.

Deus nunca quer o mal, Ele não o pode querer, porque o mal é uma privação de um bem, como as trevas são a privação da luz. Ele não seria Deus se o quisesse; mas permite-o, porque, na sua estratégia divina, do mal tira o bem, muitas vezes em proveito do próprio que o comete, outras em proveito dos homens e da sua salvação eterna.

Os males, quer físicos ou espirituais, são sempre fruto do pecado - propter peccata veniunt adversa - e se Deus castiga o mal, é claro que ele é o fruto duma livre escolha, porque caso contrário, deveríamos pensar que Deus não seria justo; mas isso repugna à evidência e à razão.

Então se é Deus aquele que pode e quer fazer o homem feliz; E se toda a felicidade reside nEle, porque razão não invoca este homem o seu Deus e lhe pede para ser feliz ?

Sim, porque não o faz? Porque já fez a sua escolha...

Nenhum comentário: